Um jaguarundi, também conhecido como gato-do-mato, foi resgatado na manhã desta quinta-feira (27) em uma residência no bairro Santa Rosa, em Cuiabá. O animal havia causado apreensão a uma moradora, que inicialmente pensou se tratar de uma "onça preta".
Segundo José Pires, presidente da associação do bairro, ele recebeu uma ligação por volta das 5h de um morador relatando que sua filha tinha avistado uma onça no quintal. Diante da situação, Pires imediatamente acionou a Polícia, que então mobilizou o Corpo de Bombeiros e a Polícia Ambiental.
As equipes compareceram ao local acompanhadas por um biólogo da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Após análise, foi constatado que o animal era um jaguarundi de médio porte. Sem a necessidade de sedativos, o resgate foi realizado com sucesso, garantindo a segurança do animal e dos moradores.
A onça , que gan h ou de s ta que nacional a o ser encontrada nadando por horas no r io Amazonas, foi finalmente de vol vid a à natureza. O jovem felino, c om cerca de dois anos e pesando 58 quilos, passou mais de um mês em reabilitação no Zoológico do Tropical Hotel Amazônia, localizado em Manaus. Durante esse período, a equipe responsável conseguiu recuperar c o mp let am e nte a visão e a musculatura facial do animal. A p ó s a r e c up er ação, foi colocada nele uma coleira de monitoramento via satélite para acompanhar su a adaptação ao ambiente natural. O transporte da onça até o ponto de soltura e n v olv e u várias etapas e foi reali z a do pela Secretaria de Proteção Animal , qu e garantiu a realização de todo o processo com segurança. O momento da s ol t u ra r e present ou o des f echo de uma história que chamou atenção em todo o país, destacando a r e lev ância dos resgates na p re se rvaç ão da biodiversidade amazônica. Veja vídeo:
Comentários
Postar um comentário
Universal Disney Produções, Seu Portal de Vídeo Da Internet.