Pular para o conteúdo principal

Operação policial mira criminosos e cumpre mandados em Feira de Santana


Na manhã desta quarta-feira (30), diversas forças da Polícia Civil da Bahia deflagraram uma operação em Feira de Santana, a cerca de 100 km de Salvador, com o objetivo de cumprir mandados de busca e de prisão e reforçar a segurança no município às vésperas da Micareta.

A ação ocorre em diferentes pontos da cidade e conta com a participação de equipes do Departamento de Narcóticos (Denarc), do Departamento de Repressão e Combate ao Crime Organizado (Draco), do Departamento de Polícia do Interior (Depin), da Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos (DRFR), além de agentes da Delegacia Territorial de Feira de Santana.

A operação tem como foco principal coibir crimes que poderiam ser cometidos durante os dias da festa, especialmente tráfico de drogas, porte ilegal de armas e atuação de grupos criminosos. As diligências acontecem em bairros mapeados previamente por setores de inteligência da Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) e da Polícia Civil, com base em denúncias e investigações em andamento.

A ação desta quarta-feira faz parte do planejamento estratégico da SSP-BA para garantir a tranquilidade durante a Micareta de Feira, que começa nesta quinta-feira (1º) e é considerada o maior Carnaval fora de época do Brasil. Cerca de 7,1 mil profissionais da segurança pública serão mobilizados durante os quatro dias do evento.

Para ampliar a cobertura e prevenir ocorrências, o Governo do Estado investiu cerca de R$ 11 milhões em estrutura e tecnologia. O circuito Maneca Ferreira contará com oito portais de abordagem com câmeras de reconhecimento facial, além de 400 câmeras de videomonitoramento com inteligência artificial e mais de 420 terminais móveis LTE exclusivos para uso policial. Também será utilizada, pela primeira vez na festa, uma solução de contagem de público com captação de imagens faciais — medida que ajuda na distribuição das patrulhas e no ordenamento das tropas durante o evento.

Uma Plataforma Elevada de Observação (POE) e um Centro de Comando e Controle Móvel (CICC) também estarão posicionados no circuito. Nesses espaços, agentes das superintendências da SSP farão o monitoramento em tempo real, acompanhando as movimentações de foliões e possíveis suspeitos.

De forma inédita, o Disque Denúncia da SSP funcionará 24 horas durante a Micareta. Informações sobre atividades criminosas ou suspeitas poderão ser repassadas anonimamente, reforçando a atuação integrada das forças de segurança. Enquanto isso, agentes de inteligência farão ações de campo durante todos os dias da festa.

Comentários

Postagens mais visitadas

Homem atira na companheira em festa, fere o irmão e tenta se matar em Itabela

Uma briga durante uma festa no bairro Bacia, em Itabela, na noite de domingo (23), terminou com três pessoas baleadas.  Segundo a polícia, o caso começou quando Carlos Eduardo Santos de Jesus, 21 anos, discutiu com a companheira, Beatriz Silva Santos, 19, e atirou na cabeça da jovem. O irmão dele, Eslei Silva Santos, 23, tentou impedir a agressão e também foi atingido, na perna. Depois dos disparos contra Beatriz e Eslei, Carlos Eduardo efetuou um tiro na própria cabeça. O Samu socorreu Carlos Eduardo e Eslei. Moradores levaram Beatriz ao Hospital Frei Ricardo.  De acordo com as informações, Eslei foi transferido para o Hospital Regional de Eunápolis, onde passou por cirurgia. Beatriz e Carlos Eduardo foram encaminhados ao Hospital Luiz Eduardo Magalhães, em Porto Seguro.  A polícia fez varredura no local da festa, mas não encontrou a arma utilizada. O caso foi registrado pela autoridade policial.  

Vídeo: Coruja fica presa em arame, e é resgatada

Uma coruja acabou ficando presa em um arame farpado , mobiliz and o o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) na manhã deste domingo , d ia 23, na cidade de Brusque. A ação de resgate lev ou ap r o xim ad am e nte 40 minutos. O animal foi encontrado preso a uma cerca localizada na Rua Anita Garibaldi, no bairro São Luís. S e gun d o os bombeiros, a coruja-orelhuda , da espécie Asio clamator , estava bastante f erid a, mas p e r mane c e u t r a nqui la enquanto os profissionais t ra b a lhava m para cortar o arame e liber t á-la. C o nf o rme relato dos bombeiros, os ferimentos i n dic a va m que o an i mal possivelmente estava preso desde a noite anterior. O resgate ocorreu por volta das 7h40. Após se r r e ti r a da do local, a coruja foi l e v a d a ao Hospital Veterinário SOS Animais de Brusque. D e acordo com a corporação, depois d e r e c e ber atendimento veterinário, ela s er á encaminhada p a ra um centro e specializado no acolhimento de a...

Vídeo: Após ser resgatada do rio em estado de exaustão, a onça volta para a floresta

A onça , que gan h ou de s ta que nacional a o ser encontrada nadando por horas no r io Amazonas, foi finalmente de vol vid a à natureza. O jovem felino, c om cerca de dois anos e pesando 58 quilos, passou mais de um mês em reabilitação no Zoológico do Tropical Hotel Amazônia, localizado em Manaus. Durante esse período, a equipe responsável conseguiu recuperar c o mp let am e nte a visão e a musculatura facial do animal. A p ó s a r e c up er ação, foi colocada nele uma coleira de monitoramento via satélite para acompanhar su a adaptação ao ambiente natural. O transporte da onça até o ponto de soltura e n v olv e u várias etapas e foi reali z a do pela Secretaria de Proteção Animal , qu e garantiu a realização de todo o processo com segurança. O momento da s ol t u ra r e present ou o des f echo de uma história que chamou atenção em todo o país, destacando a r e lev ância dos resgates na p re se rvaç ão da biodiversidade amazônica. Veja vídeo: