Pular para o conteúdo principal

Gato nervoso: Aprenda 5 formas de acalmar; veja vídeo

Veja vídeo: 👇👇👇

Se você tem um pet temperamental em casa, provavelmente está buscando formas de ajudá-lo. A boa notícia é que, com algumas práticas, é possível tranquilizar o seu bichano

1. Deixe-o tranquilo

Quando perceber que o bichano está bravo, o melhor a fazer é esperar ele se acalmar. O Dr. Ítalo reforça que esse procedimento é importante para não estressar ainda mais o bichano. “Quando o gato está nervoso ou agitado, ele acha que tudo é uma forma de ameaça e pode até mesmo atacar”, comenta. 

Assim, por mais que você queira abraçar seu amigo para mostrar que está tudo bem, aguarde um instante. Tocar no gato em um momento de estresse poderá deixá-lo ainda mais irritado. 

2. Torne o ambiente mais calmo

Outro ponto importante para lidar com um bichano nervoso é deixar o ambiente calmo. Como explicou o Dr. Ítalo, o gato estressado fica em alerta. Por isso, movimentos e ruídos podem ser interpretados como ameaça. 

Então, minimize os sons do ambiente e, se possível, observe o gato de longe. O veterinário lembra que luzes fortes também podem ser estressantes. Por esse motivo, procure deixar uma luminosidade baixa e agradável para o peludo. 

3. Ofereça itens confortáveis

Bichanos gostam de se sentir seguros. E, para um gato agitado, é fundamental que ele perceba que está tudo bem. Para isso, é importante um ambiente com itens confortáveis. O Dr. Ítalo reforça que os felinos adoram pequenas tocas e caminhas. 

Assim, oferecer esses acessórios para o amigo de quatro patas pode ajudar a acalmá-lo. Brinquedos, um pote de ração cheia e água fresca também auxiliam na sensação de segurança. 

4. Considere catnip e feromônios

Hoje, em lojas especializadas, como a Petz, encontramos diversos itens que auxiliam na tarefa de ser tutor. Para os pais e mães de bichanos que não sabem como acalmar um gato, o catnip e os feromônios são ótimas opções. 

A chamada erva-do-gato tem um efeito muito diferente em cada peludo. De acordo com o Dr. Ítalo, os felinos mais bravos se acalmam, enquanto os mais tranquilos ficam cheio de energia. Assim, os brinquedos com a erva são recomendados para um gato nervoso. 

Os feromônios, por sua vez, possuem uma ação mais controlada. O veterinário explica que eles simulam os odores liberados naturalmente pelos bichanos. Com isso, o gato percebe que aquele é um local seguro. 

5. Faça acompanhamento veterinário 

A última recomendação para um gato nervoso é, talvez, a mais importante. Ao perceber qualquer alteração de comportamento em seu filho de quatro patas, sempre busque auxílio de um veterinário. 

Os sintomas de um bichano temperamental podem, na verdade, estar indicando uma doença. Contudo, apenas o especialista poderá realizar os exames necessários e cuidar do bem-estar do pet. Além disso, o médico pode acompanhar sua evolução e receitar um tratamento especializado, de acordo com a personalidade do seu amigo. 

As dicas acima são importantes para lidar com um gato nervoso. Entretanto, não se esqueça de que a melhor forma de cuidar do bem-estar do seu filho de quatro patas é oferecendo a ele alimentação de qualidade, muitas atividades e visitas regulares ao veterinário.



PETZ

Comentários

Postagens mais visitadas

Vídeo: Tamanduá é flagrado em caixa eletrônico

Um tamanduá-bandeira foi enco nt rado em uma cen a c u r i o s a dentro de uma agência bancária em Santo Antônio do Descoberto, r egiã o p r óx ima a o Distrito Federal. O animal est a v a em pé diant e d e um caixa eletrônico, o qu e rapidamente a tr ai u a a tenção de qu e m presenciou o momento. De acordo com informações do Corpo de Bombeiros, o vídeo d o ocorrido logo começou a circular nas redes sociais, divertindo mu it o s internautas. Após ser identificado, o tamanduá-bandeira foi resgatado com se g u ra nça utilizan d o técnicas e equipamentos a prop ri ados . Post e riormente, ele foi d ev ol v id o ao seu habitat natural em uma área de proteção ambiental.

Acidente em noite chuvosa deixa motociclista ferido na BR-415, em Itabuna

Um motociclista ficou ferido após ser atingido por um carro na noite do último sábado (22), na BR-415, no bairro Nova Itabuna, em frente à Faculdade Santo Agostinho. O acidente ocorreu por volta das 22h, em um trecho bastante movimentado da rodovia. Segundo uma internauta que passava pelo local no momento da colisão, ela viu quando o veículo colidiu na traseira da motocicleta, derrubando o condutor no asfalto. A testemunha, moradora de Itajuípe, contou que encontrou o celular da vítima e imediatamente entrou em contato com familiares, enquanto aguardava o socorro. O SAMU 192 chegou minutos depois e prestou atendimento ao motociclista, que foi encaminhado para o Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães. Ainda não há informações atualizadas sobre seu estado de saúde. No momento do acidente chovia, o que pode ter contribuído para a perda de controle e a baixa visibilidade na pista. As circunstâncias da colisão serão investigadas.

Homem atira na companheira em festa, fere o irmão e tenta se matar em Itabela

Uma briga durante uma festa no bairro Bacia, em Itabela, na noite de domingo (23), terminou com três pessoas baleadas.  Segundo a polícia, o caso começou quando Carlos Eduardo Santos de Jesus, 21 anos, discutiu com a companheira, Beatriz Silva Santos, 19, e atirou na cabeça da jovem. O irmão dele, Eslei Silva Santos, 23, tentou impedir a agressão e também foi atingido, na perna. Depois dos disparos contra Beatriz e Eslei, Carlos Eduardo efetuou um tiro na própria cabeça. O Samu socorreu Carlos Eduardo e Eslei. Moradores levaram Beatriz ao Hospital Frei Ricardo.  De acordo com as informações, Eslei foi transferido para o Hospital Regional de Eunápolis, onde passou por cirurgia. Beatriz e Carlos Eduardo foram encaminhados ao Hospital Luiz Eduardo Magalhães, em Porto Seguro.  A polícia fez varredura no local da festa, mas não encontrou a arma utilizada. O caso foi registrado pela autoridade policial.