Foto: Universal disney |
Veja vídeo:
Apesar deste não ser um problema tão comum, é sempre um desafio lidar com gatos brigando na hora de comer todo santo dia!
A boa notícia é que dá para evitar as brigas de gato fazendo alguns ajustes na rotina dos felinos e também no ambiente doméstico.
Conheça o seu “eleitorado”
Você, melhor do que ninguém, conhece direitinho o temperamento dos seus filhos de quatro patas, então, se você sabe que o “arranca rabo” é iminente na hora deles encherem a pança, mantenha os potinhos de ração bem afastados um do outro, de maneira que os pets não consigam manter contato visual. Essa dica vale também para os gatos recém-adotados, para evitar qualquer entrevero que possa deixar marcas na relação que está sendo construída pelos peludinhos, melhor já deixar cada um no seu quadrado na hora de comer.
Importante lembrar que muitas vezes a briga em si nem precisa acontecer para abalar um dos gatos, que só pela presença do outro pode se sentir ameaçado ou intimidado e passar a deixar de comer porque não está à vontade. Portanto, mantenha-se alerta e repare se os seus gatos estão comendo numa boa.
Por natureza, os gatos são caçadores solitários, então não precisa se sentir culpado em afastar os bichinhos enquanto eles se alimentam. É muito melhor garantir que eles curtam suas refeições sozinhos do que sujeitá-los a certos desconfortos ou conflitos, que podem ser extremamente prejudiciais.
Sinais de conflito durante as refeições:
Como os gatos fazem várias pequenas pausas para comer durante o dia, é quase impossível você acompanhar a todo instante como os bichanos estão se comportando. Além disso, como comentamos, as brigas podem ser silenciosas e você demorar para se dar conta que um dos gatos está passando por problemas.
Fique bastante atento aos seguintes comportamentos do seu peludinho: estresse elevado, ficar sempre escondido, falta de apetite, não usar corretamente o banheiro, comer muito depressa e brigas frequentes com outros pets (mesmo não sendo a hora de comer). Estes são indícios de que o gato pode estar com problemas na hora de se alimentar e é preciso ajudá-lo.
Na insistência dessas brigas, os gatos podem ter problemas sérios de saúde, como perda de peso, infecções no trato urinário, cistite idiopática felina, doenças de pele, queda de pelos, estresse e depressão.
Não deixe de procurar ajuda de um médico veterinário e manter a vigilância em casa para garantir que todos os gatos estão conseguindo se alimentar bem e que ao buscar os potinhos com as rações eles não têm qualquer motivo para se preocuparem.
Agora que você já sabe o que fazer com gatos brigando na hora de comer.
petlove
Universal Disney Produções, Seu Portal de Vídeo Da Internet.